Primavera gera uma explosão de pólen e aumenta casos de rinite alérgica

A primavera começou em setembro, mais precisamente no dia 22, às 11h21. Ao mesmo tempo em que as flores começam a marcar presença nas paisagens do país, uma verdadeira explosão de pólen pode fazer com que muitas pessoas passem a ter coriza, dificuldade para respirar, espirros mais frequentes e muita coceira no nariz e olhos nesta época do ano.

Trata-se da rinite sazonal, que ocorre agora na Primavera. O problema é mais evidente em países com estações climáticas mais definidas, mas pode ocorrer em outros lugares também. Para evitar que estes sintomas se agravem, deve-se manter os ambientes limpos, arejados, fazer boa higienização nasal com soluções salinas e procurar um alergologista caso os sintomas se agravem.

Como a rinite causa um aumento das secreções nasais, elas podem ser infectadas por bactérias ou fungos, infeccionando o ouvido, a garganta e os brônquios, por exemplo. A alergia pode evoluir para uma asma, uma faringite, laringite ou até uma rinoconjuntivite alérgica. O coordenador técnico do projeto social Brasil Sem Alergia, Marcello Bossois, explica que o nariz tem terminações nervosas que ligam o órgão aos olhos, então uma conjuntivite, por exemplo, pode estar relacionada a uma inflamação no nariz.

Para aqueles com a rinite causada por ácaro e que tem os sintomas da doença ao longo de todo ano, é recomendável abrir as janelas para arejar o ambiente, já no caso dos alérgicos ao pólen a recomendação é oposta.

Quem mora em regiões próximas a florestas, nas regiões Sudeste e Sul, o aconselhado é fechar as janelas e usar mais o ar condicionado, porque ele acaba filtrando o pólen. Sem se esquecer de lavar com frequência os filtros do ar para não ter outros problemas.

Não secar a roupa ao ar livre, para o pólen não entrar em contato com ela, é outra recomendação. Na hora de lavar as narinas com soro, o melhor é deixar o líquido morno – nunca quente – para que não haja choque com a temperatura do organismo.

Pessoas com hipersensibilidade ao pólen e que sofrem muito com os sintomas na primavera podem realizar uma imunoterapia. A vacina serve para que, quando entrar essa época do ano, não haja o problema.

Fonte: IG São Paulo

× Agende pelo WhatsApp